Peso por eixo no veículo também é muito importante

Publicado em 13 de Outubro de 2016

Como a falta de balanceamento de carga pode afetar o desempenho do veículo e a segurança durante a viagem.

Saber qual o peso do veículo carregado com a produção pode evitar multas e extravio de carga. Além disso, um caminhão com carregamento dentro do limite permitido economiza combustível e evita o desgaste prematuro de peças e pneus. Esses são alguns benefícios que a pesagem oferece.

Cerca de 80% do transporte da produção brasileira é feita através de caminhões que circulam com a mercadoria por todo o País e são alvos de fiscalização pelas estradas. Hoje, as rodovias federais e estaduais contam com centenas de postos com balanças de caminhões, para controle de excesso de peso. A multa para quem trafega com a carga acima do permitido pode chegar a R$ 30 mil.

Mas não basta só controlar o peso total do veículo. Para cumprir as exigências legais é preciso não exceder o peso de cada eixo. Isso também diminui o desgaste do caminhão, além de evitar acidentes e colaborar para manter as vias em bom estado.

Para evitar prejuízos desse tipo, o produtor deve pesar o veículo carregado ao sair da produção, controlando a carga e sua distribuição pelos eixos, originando relatórios e propiciando o gerenciamento.

Confira no vídeo abaixo um exemplo de como o carregamento errado influencia a segurança de um caminhão.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?