Toledo do Brasil

Busca de produtos
Navegue pelas categorias:

Fazenda Barra Mansa

Fazenda Barra Mansa - Gestão na pesagem de gado ajuda a melhorar os negócios da fazenda

A balança garantiu mais confiança nos negócios e resolveu diferenças entre frigorífico e produtor




Cliente

Cliente

Engorda de bois é um processo que exige um controle extremamente rígido. Desde a compra do bezerro até sua venda ao frigorífico, o animal deve ser pesado várias vezes, além do gerenciamento do lote que será repassado para o abate, que depende do peso para gerar lucro.

Localizada há 25 anos em Mendonça, no interior de São Paulo, a fazenda Barra Mansa tem como foco do seu negócio a recria e engorda de bois. Na fazenda, passam anualmente uma média de 1600 animais e, há 3 anos, um projeto de confinamento foi iniciado em suas instalações.

O proprietário, Omar Carfan, possui, além da Barra Mansa, outras quatro fazendas na região, cada uma com foco num tipo diferente de negócio, que vai da fabricação de telhas à criação de gado. “A fazenda virou empresa, tem custo, precisa de exatidão no processo”, reforça o empresário sobre a importância da expansão do seu negócio.

Problema

Problema

Com o crescimento, a fazenda Barra Mansa teve a necessidade de fazer melhorias em seus processos. Por lidar com animais vivos e o procedimento no confinamento ser amplo, envolvendo várias atividades, não poderia haver erros e ele precisava ser agilizado para que o animal não ficasse estressado, prejudicando a qualidade da carne do boi.

A diferença no peso dos animais também era um fator determinante. Ao chegarem ao frigorífico, o peso de entrada no abatedouro era sempre diferente do peso de saída do curral. “A fazenda operou um ano sem balança: os frigoríficos pesavam lá e não tínhamos como conferir aqui”, afirma o proprietário. Isso gerava falta de controle dos animais e incerteza no valor pago pelo animal.

Solução

Solução

Assim, em 2012, a Barra Mansa instalou em seu curral a MGR 4000, balança da Toledo do Brasil para pesagem de animais durante a passagem no tronco. Com o equipamento instalado foi possível pesar rapidamente o rebanho, com acesso a todas as informações importantes, como ganho de peso e vacinas, exibidas no indicador da MGR 4000. Outro benefício foi a integração da balança ao software de administração da fazenda.

Ganhos

Ganhos

A MGR 4000 também foi integrada ao sistema de chips instalados nos animais o que, além da facilidade de ter todas as informações do rebanho em um só equipamento, automatizou a identificação na hora da pesagem, eliminando erros das anotações manuais e contatos desnecessários com o animal.

Com tudo isso, o processo se tornou mais rápido, diminuindo o estresse dos animais. Ter o controle do peso antes de sair de sua propriedade também deixou Omar mais confiante para a negociação do valor do lote junto aos frigoríficos.

Problema

ProblemaResumo

  • Diferenças de peso com o frigorífico;
  • Passagens desnecessárias no curral;
  • Animais estressados por manuseio demorado;
  • Falta de comunicação com software e leitores de chips.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Perdas financeiras por diferenças de peso;
  • Retrabalho e gastos desnecessários; 
  • Qualidade ruim da carne;
  • Demora no processo de pesagem. 
Solução

SoluçãoResumo

  • Balança de pesar animais MGR- 4000.
Ganhos

GanhosResumo

  • Mais confiança na hora da venda e compra dos animais;
  • Acompanhamento real da evolução do peso;
  • Mais rapidez na pesagem, ganhou tempo no curral;
  • Facilidade de todas as informações num equipamento só;
  • Balança se comunica com os chips dos bois;
  • Apartação dos lotes na entrada por peso.

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

Compartilhe