Toledo do Brasil

Busca de produtos
Navegue pelas categorias:

MWS em Laticínios

Toledo do Brasil instala MWS em laticínio de Minas Gerais

Solução instalada garante organização do estoque e controle na expedição da empresa




Cliente

Cliente

Líder de mercado nos produtos sem lactose, o laticínio é uma das referências na fabricação de queijos e iogurtes no país. Localizado em Lavras (MG), foi o pioneiro na produção de produtos saudáveis totalmente sem lactose dentro do mercado de lácteos. Sua história se iniciou em 1999, quando passou de uma unidade do centro de pesquisa da Universidade Federal Lavras (UFLA), a uma empresa com industrialização de 4.000 litros de leite por dia. 

Atualmente, com mais de 200 funcionários em sua planta, é considerado um dos grandes laticínios do mercado, produzindo cerca de 60.000 litros de leite por dia e atendendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil na distribuição de produtos saudáveis e para intolerantes à lactose. 

Laticinio

Problema

Problema

Com sua produção cada vez maior, o laticínio precisou se adequar à nova demanda e modernizar seus equipamentos. Para isso, buscou soluções que conseguissem acompanhar esse crescimento, “quanto mais você cresce, mais aumenta a possibilidade de erro”, comenta o gerente de Logística e Expedição da empresa. Na planta do empresa, antes da solução instalada, ocorriam problemas como separação ou expedição errada dos pedidos, seja por item, lote, validade ou quantidade; erros de estoque devido aos endereçamentos manuais; identificação errada na embalagem dos produtos e impossibilidade de rastrear caixas, paletes e lotes.

Solução

Solução

Para que estas mudanças ocorressem de forma segura, a Toledo do Brasil, líder em pesagem no país, instalou, no primeiro semestre de 2012, a solução que resolveu os conflitos que a demanda exigia. O software MWS, que gerencia os processos de pesagem, contagem, etiquetagem, conferência e expedição de materiais, foi integrado nas operações de produção, pesagem, estoque e expedição da empresa. Cada um destes processos recebeu um “Ponto de Controle” que inclui uma balança de bancada, um terminal de dados industrial, um leitor de código de barras, uma impressora de etiquetas térmicas e o software MWS. 

Com a instalação desses Pontos, todo volume é pesado, etiquetado, conferido e armazenado corretamente, tanto na parte física do estoque, como na contábil, dentro do ERP da empresa. A expedição dos itens conferida no Ponto de Controle aumentou a confiabilidade no processo: “Quando não era por leitura da etiqueta, a contagem era manual. Hoje, vou colocando no palete e sei tudo que está lá”, afirma o gerente da empresa.

Ganhos

Ganhos

Com a solução instalada há mais de 2 anos, o processo do laticínio está muito mais eficaz. A organização de estoque, expedição e material são 100% seguros, com todos os dados identificados e facilmente checados através de relatórios. Com o sistema totalmente automatizado, os erros caíram drasticamente e o processo ficou mais ágil, fazendo com que todas as saídas estejam precisas e de acordo com a conferência do item, lote e quantidade através da leitura dos códigos de barras na porta dos caminhões. Outros benefícios como produtos com faixa de peso correta, redução de custos operacionais e de mão de obra e redução do tempo de separação e expedição em 50%, foram notados na operação do laticínio.

Problema

ProblemaResumo

  • Falta de controle no estoque, separação e expedição;
  • Erros de estoque devido aos apontamentos manuais;
  • Separação ou expedição errada dos pedidos;
  • Produtos com identificação errada;
  • Falta de integração entre Produção e ERP.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Prejuízo com perdas de produtos no estoque;
  • Conflito e insatisfação dos clientes;
  • Retrabalho na separação e expedição dos pedidos.
Solução

SoluçãoResumo

  • Software MWS para gestão dos processos produtivos.
Ganhos

GanhosResumo

  • Organização e controle dos itens e quantidades em estoque;
  • Rastreabilidade de caixas, paletes e lotes;
  • Expedição de pedidos com quantidade, item, lote e validade corretos;
  • Eliminação de anotações manuais e erros de digitação;
  • Produtos com faixa de peso correta;
  • Redução do tempo de separação e expedição em até 50%.

Outras soluções deste Case

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

Compartilhe