Toledo do Brasil

Busca de produtos


Fator g

Suporte

Balanças eletrônicas funcionam pelo princípio gravimétrico; ou seja, a medida a ser obtida em razão da massa sobre ela depositada está sujeita à influência da aceleração da gravidade, simbolizada por “g”. Este fator varia principalmente de acordo com os parâmetros de latitude e altitude de uma localidade para outra no globo terrestre. Quanto maior a precisão do equipamento, maior é a possibilidade destes fatores influenciarem na pesagem a ponto de serem percebidos. Em outras palavras, quanto melhor for o instrumento, mais visível é a influência do “g” na leitura de uma pesagem

Caso a diferença encontrada para seu produto esteja acima do aceitável para seu processo, entre em contato hoje mesmo com a filial mais próxima. Ela irá avaliar sua necessidade e teremos o maior prazer em apresentar uma solução, através de orçamento específico para calibração e ajuste no seu local de uso. Garanta hoje mesmo a melhor pesagem com um ajuste perfeito em seu equipamento de pesagem.

Calcule o Fator g de sua cidade

Calcule o Fator g de sua cidade

Saiba mais sobre o fator g

O objetivo desta página é apresentar a relação dos "g" nas principais regiões do país. Com esta informação, o usuário de uma balança de precisão (analítica ou semi-analítica) pode determinar a influência do “g” em seu processo de pesagem, se a balança não tiver sido ajustada (calibrada) no seu local de trabalho.

Localize o “g” de sua cidade ou o da cidade mais próxima. Algumas cidades possuem mais de uma base de medição. Para facilitar, há uma coluna indicando a altitude da base e na coluna “Notas” há uma referência de localização. Por exemplo: em Presidente Prudente – SP, a aceleração é de 9,785968 m/s² e em São Paulo é de 9,786366 m/s². Para uma massa de 1.000 g pesada numa balança em São Paulo, e depois na mesma balança sem ajuste em Presidente Prudente, a diferença seria de -0,04 g, relevante para certas aplicações.

Δm = M x ([gPRES. PRUD.] - [gSP]) / [gPRES. PRUD.]
Δm = 1.000 x ([9,785968] - [9,786366]) / [9,785968]
Δm = - 0,04g

A Toledo do Brasil possui um Laboratório de Calibração acreditado pela CGCRE/INMETRO, com base na norma NBR ISO/IEC 17025:2005 e está integrado à RBC (Rede Brasileira de Calibração). Possui também 20 filiais distribuídas nos principais centros do país, com técnicos treinados para a realização de serviços de calibração RBC em equipamentos de pesagem.