Publicado em Sexta-feira, 14 de Novembro de 2014

Desafio em tornar a extração sustentável leva empresas a buscarem alternativas tecnológicas

Controle no carregamentoUma das regiões com maior potencial para atividade extrativista de mineração, a região Norte busca equilibrar a atividade com responsabilidade ambiental. Para isso, a solução muitas vezes está na tecnologia.

A Exposição Internacional de Mineração da Amazônia, Exposibram 2014, traz novidades para automação do processo de extração que diminuem o desperdício de materiais e auxiliam na rastreabilidade da carga.

Soluções que envolvem tecnologias para pesagem em movimento, em esteiras de distribuição, em caminhões e até em vagões de trem, são destaques no estande da Toledo do Brasil, líder em pesagem no país.

Pesagem de vagões

Boa parte do transporte da atividade é feita pelas ferrovias, que estão em expansão na região. Só em 2013, 449.300 toneladas úteis circularam pelos 30.129 km de malha ferroviária do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para garantir a segurança e diminuir o custo de manutenção, o controle de peso no setor é tão importante quanto em uma rodovia, pois minimiza o risco de acidentes e o desgaste das peças. O aproveitamento total da capacidade de carga é necessário, mas o controle por eixo, truques e rodas do vagão também são importantes. 

“Quem transporta tem interesse em pesar para garantir a conservação das linhas e quem utiliza o meio para suas mercadorias quer saber o peso máximo que pode ser transportado para aproveitar toda a capacidade do vagão, além de ter o controle de produção”, explica Samir Macruz, supervisor de engenharia de soluções da Toledo do Brasil.

Na hora de conferir o peso, o processo não pode demorar. A balança TrainWeigh, da Toledo do Brasil, faz a pesagem com o trem a até 10 km/h (pesagem dinâmica), o que garante rapidez e precisão na movimentação de cargas.

Controle no carregamento

Outra tecnologia para o setor é a Balança Integradora, que permite ao cliente fazer o controle do fluxo interno em movimento no carregamento de vagões, por exemplo. Dessa forma, é possível calcular a média de carga por hora e a quantidade total carregada. Com a Integradora é possível ter mais exatidão, combinada com velocidades elevadas. 

Caminhões com peso certo

A balança 900i, usada para controlar a entrada e saída de caminhões nas propriedades, evita prejuízos ou multas por excesso de peso. Além de possibilitar o gerenciamento através de relatórios com informações de movimentação de produtos, veículos em trânsito, cadastro de itens, usuários e tara. A balança de caminhões da Toledo possui mecanismo inteligente, que consegue compensar variações de temperatura, identificar alterações na estrutura mecânica e utilizar a rede para comunicação dos dados entre as células de carga e o terminal de pesagem, além de ser resistente a descargas elétricas, como raios. 

Automação e inteligência em pesagem

A pesagem de veículos e vagões também pode ser totalmente automatizada com o Guardian. Esse software, utilizado em conjunto com a balança 900i, realiza as pesagens de forma automática, o que garante segurança e minimiza fraudes, além de gerar relatórios para acompanhamento. Ele também é capaz de enviar e-mails de alerta e acionar alarmes quando encontra divergência em relação ao peso da carga ou à identificação do veículo. “A Toledo possui tecnologia para identificar automaticamente o veículo através da placa e do número do vagão”, conta João Francisco Gatto, supervisor de vendas da Toledo do Brasil.

Com a Solução OCR, que faz a leitura por imagem dos caracteres da placa do veículo ou do tag, identificando carga e motorista e agregando essas informações ao sistema de pesagem. Também é possível equipar a 900i com sensores para verificar se o caminhão está posicionado de maneira correta na plataforma e evitar erros de leitura.

A expectativa da empresa é grande para os negócios gerados pela Exposibram Amazônia 2014. “Nossos produtos são todos desenvolvidos para alcançar a maior durabilidade possível, atentos sempre ao melhor desempenho nas pesagens. Esta soma de produtos de excelência com assistência técnica de boa qualidade e presente em toda parte, torna nossas soluções repletas de benefícios aos clientes”, comenta o gerente regional da Toledo, Max de Alcântara Costa.

Sobre a Toledo do Brasil

A Toledo do Brasil é líder em pesagem no país, com faturamento, líquido de impostos, acima de R$ 382 milhões em 2013. Oferece a maior rede de atendimento do setor: 22 filiais, cerca de 1800 colaboradores e mais de 500 técnicos próprios espalhados pelo Brasil. Além disso, possui mais de 2.000 distribuidores, revendedores e assistências técnicas autorizadas.

Com uma completa linha de hardware e software para aplicações estáticas ou dinâmicas, pesa desde décimos de miligrama até centenas de toneladas nos mais diversos segmentos.

Participa das maiores feiras em diversos setores no Brasil e atende de forma personalizada à necessidade de clientes de todos os tamanhos e tipos. Investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento, projeto, fabricação, atendimento, suporte técnico e serviços para atender às mais variadas necessidades de pesagem de cada um dos seus clientes.

A empresa atende aos segmentos Agronegócio, Indústria, Empresas de Engenharia, Transporte e Logística, Comércio Varejista e Atacadista e Saúde e Educação. E conta com clientes dos mais variados como Pão de Açúcar, Vale, Bunge, BRFoods, Eurofarma, Firestone, Votorantim, Bayer, Usiminas, Ecovias, entre outros.

--servico--

Serviço
Exposibram Amazônia 2014 - Exposição Internacional de Mineração da Amazônia
17 a 20 de novembro das 16h às 22h
Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco - Belém – Pará
Estande Toledo: D6

O que está buscando?