Publicado em Quinta-feira, 15 de Setembro de 2011

Até dia 31 de outubro, todos os feirantes paulistas devem levar as balanças para verificação no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). Este procedimento acontece todo ano e garante que o consumidor não seja prejudicado por uma pesagem a mais ou a menos.

São feitos testes de medição definidos pelo Inmetro e a balança aprovada recebe selo válido até 2012. A preocupação é grande, já que no caso de irregularidade sem defesa ou de reincidência o responsável pode levar uma multa que vai de R$ 100 (cem reais) a R$ 50 mil (cinquenta mil reais).

Como líder no segmento de pesagem, a Toledo do Brasil dá dicas para conservar a balança e evitar que no momento da avaliação o aparelho seja reprovado. Alguns cuidados importantes para utilizar corretamente o equipamento e nada sair errado no dia-a-dia e muito menos na fiscalização.

“Durante o período de vigência da verificação é importante que o equipamento esteja operando de forma correta, para que se houver uma fiscalização do Ipem dentro deste período, não haja autuação ou até mesmo interdição para regularização”, recomenda Marcio Antonio Baptista, técnico líder da Toledo do Brasil.

Dicas:

  • Efetuar manutenções periódicas preventivas, verificando a correta indicação de peso e funcionamento, período que pode ser determinado conforme o fluxo de pesagens - de três em três meses, por exemplo.
  • Verificar se a rede elétrica é estabilizada, caso haja oscilações é aconselhável o uso de um estabilizador.
  • Manter em boas condições o cabo da tomada, que deve estar sempre com o uso de pino terra. Se estiver ressecado, por exemplo, deverá ser substituído.
  • Não utilizar objetos pontiagudos (como canetas) para acionar o teclado, o que pode provocar perfuração ou desgaste prematuro.
  • Não jogar água sobre o equipamento ao efetuar a limpeza quando a balança não é indicada para isso, pois pode danificar a sua parte eletrônica.
  • Não deixar peso por tempo prolongado sobre o prato da balança mesmo se estiver desligada. O peso deve ser colocado sobre o prato apenas no momento das pesagens, caso contrário pode diminuir a vida útil do equipamento.

Com esses cuidados básicos, Baptista garante que a balança mantém a qualidade e a confiabilidade por mais tempo, e diminui o risco de autuação em uma fiscalização. A Toledo oferece assistência técnica para dar suporte ao cliente que quer qualidade e vida longa para seus equipamentos, inclusive os que não são de marca própria. Com esse serviço, garante atendimento completo em todos os setores de pesagem e clientes satisfeitos com as soluções da empresa.

O que está buscando?