Publicado em Terça-feira, 15 de Maio de 2012

Lançamento foi pedido de supermercadistas e evita que o consumidor compre alimentos fora da validade.

Os supermercadistas e seus clientes já não terão mais problemas com a venda de produtos vencidos. Isso porque acaba de ser lançado na 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Apas (Associação Paulista de Supermercados) um código de barras que alerta o vencimento da validade do produto logo que ele passa pelo caixa.

Para que isso ocorra, houve uma integração do código de barras EAN 13, já tradicional, ao CODE 128, que, por ser maior, oferece mais informações sobre o produto. Esse projeto foi desenvolvido em uma parceria entre a Toledo do Brasil e a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a pedido dos próprios supermercadistas.

O novo código de barras, quando gerenciado pelo software MGV 6 - outra solução lançada pela Toledo do Brasil na feira - permite que o produto seja rastreado e o gerente da loja avisado, por exemplo, se a data da validade do produto estiver se aproximando. Com isso, é possível tomar as providências necessárias para não prejudicar o cliente.

A novidade vai ajudar no gerenciamento de mercadorias como os fracionados, que têm data de validade menor após serem reembalados. Atualmente, as balanças Toledo já vêm integradas ao MGV 6, o gerenciador de vendas, mas ele pode também ser adquirido separadamente.

“Produtos fracionados são aqueles manipulados pelo próprio supermercado, em geral no setor de perecíveis. Pelo curto tempo de validade, esses produtos são os que oferecem maior probabilidade de erros operacionais e de serem comercializados com prazos de validade vencidos. Esta é a grande importância do novo sistema: evitar erros”, explica o gerente nacional de vendas da Toledo do Brasil, Mario Pandolfo.

O projeto pretende apoiar a campanha de Olho na Validade e ajudar o setor varejista a oferecer mais segurança aos seus consumidores. “A gestão nos supermercados é complexa e com nosso sistema as operações tornam-se mais simples”, completa Pandolfo.

O que está buscando?