Publicado em Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

Depois de permanecer 13 anos em desuso, o laboratório de pesagem do Senai Vitória, na capital capixaba, voltou a funcionar no final de setembro. A reativação só foi possível graças à parceria com a iniciativa privada. O espaço começa a ser utilizado já no próximo semestre letivo pelas turmas do curso técnico de Automação Industrial.

“O Senai sempre busca parcerias que proporcionem melhorias para o ensino. São raras as escolas no Brasil que possuem um laboratório de pesagem. O mercado já estava pedindo esta disciplina”, analisa o professor Honório Delatorre Jr.

Procurada pela instituição de ensino, a Toledo, maior empresa de pesagem do país, doou uma balança e um módulo indicador para o sistema de dosagem, além de uma balança integradora para materiais a granel. A Santerno, por sua vez, forneceu dois inversores de frequência para acionamento elétrico do transportador.

“O segmento em que atuamos é carente de especialização. A parceria com o Senai é uma forma de contribuirmos para a difusão do ensino focado em pesagem”, ressalta o supervisor da filial Vitória da Toledo, Edson Neto.

No local, também serão ministradas aulas para profissionais de empresas que empregam balanças em seus processos. No último mês, 14 funcionários da mineradora Samarco participaram do curso.

O que está buscando?