Publicado em Quinta-feira, 06 de Março de 2014

Empresa melhora sua política de preservação dos recursos naturais, da reciclagem e do impacto da produção na natureza e na sociedade.
Toda empresa deve ter a preocupação de cuidar do meio ambiente a sua volta. Nos últimos anos, a Toledo melhorou sua política de preservação dos recursos naturais, da reciclagem e do impacto da produção na natureza e na sociedade. Alguns ajustes foram feitos entre 2012 e 2013 para que a empresa pudesse passar por uma auditoria e conseguir oficializar esse cuidado.

A ISO 14001 atesta para clientes e fornecedores que a empresa segue totalmente as especificações para gestão ambiental. Para que a Toledo conseguisse esse certificado, foram dois anos entre estudos, adequações e certificação e, por fim, o atestado de reconhecimento. 

 “Nosso trabalho começou no final de 2011 com um levantamento do que seria necessário para implementar esse sistema de gestão. No fim de 2012 decidimos colocar em prática o plano estabelecido para 2013”, conta Sandoval Cruz Monteiro, gerente da Engenharia de Qualidade. A empresa contratou uma consultoria externa que fez diversas auditorias para auxiliar na implantação do sistema. Eles apontaram o que estava de acordo e o que precisaria melhorar. Todos os funcionários da Matriz receberam treinamentos para que houvesse a conscientização e a padronização dos procedimentos na empresa.

Ao final de 2013 tudo já estava de acordo e a Bureau Veritas, líder mundial em serviços de certificação e avaliação de conformidade, concedeu a certificação ISO 14001 para a empresa, líder em pesagem no país. “A solicitação veio da diretoria da Toledo e de alguns clientes, mas a conquista dessa certificação traz benefícios a todos os colaboradores e à sociedade também”, diz Sandoval.

O que está buscando?