Publicado em Terça-feira, 05 de Novembro de 2013

Em 2012, segundo a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), passaram 481 milhões de toneladas pela malha ferroviária brasileira, o que significa um aumento de 1,3% em 2012 com relação a 2011. Muitas vezes as empresas aumentam a carga por vagão, pensando em ter maior produtividade e lucratividade com o transporte. Assim como nas rodovias, o excesso de peso também causa um desgaste maior por onde o trem passa. Os dormentes geralmente de madeira, ganham alternativas de plástico reciclável, de concreto e de aço, para suportar mais peso e manter a eficiência.

“Quem transporta tem interesse em pesar para garantir a conservação das linhas e quem utiliza o meio para suas mercadorias quer saber o peso máximo que pode ser transportado para aproveitar toda a capacidade do vagão, além de ter o controle de produção”, explica Samir Macruz, supervisor de engenharia de soluções da Toledo do Brasil.

Cuidar do peso na ferrovia é essencial para a conservação dos trilhos, além de ajudar no controle da carga e evitar acidentes. “O excesso de peso ou a má distribuição da carga podem causar o tombamento de vagões. Monitorar isso ajuda a evitar que isso ocorra, além de ajudar na manutenção das vias”, explica Antonio Carlos Correa, gerente de Vendas e Sistemas da Toledo do Brasil.

Essa semana ocorre a NT Expo (Negócios nos Trilhos) que apresentará soluções e alternativas para quem investe no setor metroferroviário. Uma das empresas expositoras é a Toledo do Brasil, que levará a simulação de trilhos de trem com pesagem ferroviária dinâmica, a Trainweigh. A balança é capaz de pesar em movimento, a até 10 km/h, o que possibilita deixar a linha férrea livre para a circulação em pouco tempo. 

“A pesagem dinâmica torna o processo mais rápido, pois não é preciso parar o trem e desconectar o vagão a ser pesado. Isso pode ser feito em movimento”, afirma Correa. Além disso, a tecnologia da Trainweigh permite o controle de peso por eixo e por roda. “Esses relatórios podem ser utilizados para evitar acidentes por tombamento ou descarrilamento de vagões com carga mal distribuída, além de evitar o desgaste dos trilhos com o excesso de peso de um lado só ou no total”, diz o gerente.

A Toledo estará na NT Expo com especialistas e com o sistema em exposição para ser testado pelo público no estande G45.

Serviço

Serviço
NT Expo 2013
De 05 a 07 de novembro, das 13h às 20h
Estande G45 - Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

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