Toledo do Brasil

Busca de produtos
Boleto XML

Trainweigh
Pesagem em movimento

Pesagem Ferroviaria Dinâmica

Solução para pesagem dinâmica ou estática de veículos ferroviários.

Trainweigh
Saiba mais
Saiba mais Clique Aqui

Pesagem em movimento

Se forem pesados mais de 20 a 30 vagões por dia, a solução mais indicada é a pesagem em movimento.

Os sistemas de pesagem dinâmica de vagões Prix são homologados pelo Inmetro para Classe de Exatidão 1 (vagões) e Classe de Exatidão 0,5 (composição), segundo a OIML R106, para pesagens a velocidades de até 10 km/h, o que significa erro máximo de ± 0,5% para 90% das pesagens de vagões e o erro máximo ± 0,25% para o peso  bruto total da composição.

Uma placa de conversão A/D microprocessada, com algorítmo de pesagem residente, é responsável pela alimentação, aquisição e tratamento dos sinais analógicos dos trilhos-balança. É responsável também pela transmissão dos valores de peso por eixo e da velocidade para um microcomputador IBM PC compatível.

Neste microcomputador se encontra o Programa de Pesagem TrainWeigh Prix desenvolvido em ambiente Windows. Este programa trata e organiza os valores recebidos da placa A/D disponibilizando-os para visualização local ou remota via rede. O sistema permite ainda a identificação manual ou via transponder dos vagões, da composição,  valores de tara, geração de relatórios de pesagem, etc.

telas-train

BENEFÍCIOS DA PESAGEM DINÂMICA

  • Baixo custo de instalação. Não requer a construção de fosso e fundações. Não requer concreto, ferros de construção, estaqueamento, formas de madeira, etc*.
  • Facilidade de instalação. Basta substituir os trilhos existentes por trilhos balança compatíveis. Em questão de poucas horas a linha férrea se encontrará livre para operação normal*.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Pode ser instalada onde é inviável a instalação de uma balança convencional.
  • Facilmente removível para outro local.
  • Rapidez. Grande economia de tempo e de recursos humanos graças a agilidade proporcionada pela pesagem em movimento quando comparada com a pesagem estática, sem necessidade de desengatar os vagões.
  • Independe do tamanho dos vagões e distância entre os truques.
  • Tempo de pesagem reduzido.
  • As composições podem ser pesadas a até 10 km / h ou seja: 100 vagões em menos de 10 minutos.
  • Segurança/Redução de custos de manutenção geral. O controle e conhecimento dos pesos transportados garante uma maior segurança e sensível redução dos custos de manutenção dos vagões e da via permanente.
  • Confiabilidade. Pesagens realizadas de forma automática, sem a interferência de operadores, e facilidade no controle de extravio de carga durante trajeto.
  • O peso da locomotiva pode ser manual ou automaticamente eliminado.
  • Operação bidirecional. O sistema pode ser operado nos dois sentidos de movimento e com a locomotiva tracionando ou empurrando a composição.
  • Rápido retorno do investimento. Economia nos custos de fretes e de manuseio dos vagões nos pátios em função do melhor aproveitamento da capacidade de transporte sem riscos e penalidades por excesso de carga.
* Via permanente convencional com lastro.

OPERAÇÃO TÍPICA

A composição de vagões em movimento passa sobre a balança formada pelos trilhos instrumentados a até 10 km / h . No caso de operação assistida, o operador deve
identificar o sentido da composição e a posição relativa da locomotiva no terminal Prix.

Em caso de operação automática, a primeira roda que for detectada por um sensor especial, permite estabelecer que um trem se aproxima e a sua direção. Este sensor
ativa a seqüência automática no terminal Prix.

A velocidade do trem é continuamente computada e monitorada. O sistema acumula os dados de peso e elimina o peso da locomotiva.

O peso dos vagões é obtido através da pesagem individual dos eixos, que são somados para se obter o peso de cada vagão. Cada peso é automaticamente ajustado através de parâmetros, estabelecidos por ocasião da calibração, para compensar as características do local.

MEIO FÍSICO

Ethernet via cabo, fibra óptica, RS232C, RS485/422.

CALIBRAÇÃO RÁPIDA VIA SOFTWARE

A rotina de otimização digital torna o ajuste fino uma tarefa rápida, que resulta em redução de tempo e de despesas para se efetuarem as verificações periódicas.

OPCIONAIS: OPERAÇÃO AUTOMÁTICA

O sistema pode ser dotado de um leitor de identificação por radiofreqüência estacionário. O leitor detecta, através da antena, um microchip (transponder) instalado em cada vagão e locomotiva quando estes passam em seu campo de ação. Os dados gravados no microchip são enviados para o computador associados ao peso.

Outros sensores de posicionamento podem ser adicionados permitindo manobras sobre a balança, identificação de sentido de direção, eliminação de locomotivas e etc.