20 termos essenciais quando o assunto é pesagem

Publicado em 09 de Junho de 2016

Com tanto termo técnico usado nesse ramo, o risco de se confundir é grande. Para entender tudo e traduzir o que o vendedor, o técnico e o fiscal estão dizendo, siga o dicionário preparado para quem tem que lidar com esse equipamento todos os dias.

1. Verificação

É quando a balança passa por pesagem com pesos-padrão, por exemplo, para verificar o valor informado no visor.

2. Calibração

Operação de verificação do equipamento registrando esse procedimento com a emissão de um certificado de calibração.

3. Ajuste

É a correção feita quando se detecta na verificação uma variação entre o valor do visor e o peso real do peso-padrão utilizado, um erro de medição.

4. Aferição

Terminologia antiga que não é mais utilizada na área metrológica.

5. Erro de medição

Diferença entre o valor medido mostrado no visor e o valor de referência (peso-padrão).

6. Erro máximo permitido

  • Em relação ao processo de cada cliente: é o erro para mais ou para menos que ele considera aceitável para não ter prejuízos nem ao vendedor nem ao público final (Metrologia Científica).
  • Em relação a cada equipamento: valor definido pela portaria 236/94 do Inmetro que define o quanto uma balança pode variar para mais ou para menos sem prejudicar as duas partes da negociação (Metrologia Legal).

7. Validação

Quando o peso do produto atende aos critérios do peso máximo permitido.

8. Rastreabilidade metrológica

Caminho percorrido pelo equipamento (peso-padrão ou balança) obtendo-se um histórico das suas medições. Isso garante ao cliente que o equipamento tem um grau de precisão de acordo com o padrão internacional.

9. Equipamentos de pesagem automáticos e não automáticos

Os automáticos são aqueles que não precisam da intervenção de um operador durante o processo de pesagem. Por exemplo, quando há uma esteira que traz o produto para a balança e esta registra seu peso, sem que alguém precise acionar o comando.

Equipamentos que necessitam de um operador durante o processo de pesagem são os não automáticos, como balanças de balcão, que ficam em padarias, por exemplo, e precisam de alguém para colocar o produto sobre elas.

10. Produto pré-medido

É todo produto embalado e medido sem a presença do consumidor e em condições de comercialização.

11. Conteúdo efetivo (q)

É a quantidade de produto pré-medido contida na embalagem. 

12. Conteúdo efetivo drenado

É a quantidade de produto pré-medido contida na embalagem, descontando-se qualquer liquido, solução ou caldo. Como o caso de azeitonas, cerejas etc. Confira a lei que fala sobre isso.

13. Conteúdo nominal (Qn)

É a quantidade de produto declarada, pelo fornecedor, no próprio corpo do produto ou na embalagem que o contém.

14. Controle metrológico de produto pré-medido

Fiscalização dos produtos pré-medidos realizada pelo Ipem/Inmetro.

15. Indicação quantitativa

É a expressão do conteúdo nominal. Por ser a expressão de uma medição, a indicação quantitativa é composta necessariamente por um valor numérico seguido de uma unidade de medida. Por exemplo: 500 g; 200 ml; 30 m.

16. Lote de produto pré-medido

É o conjunto de unidades de um produto do mesmo tipo e marca processado por um mesmo fabricante, acondicionador ou responsável pela indicação quantitativa e que esteja em condições de ser comercializado.

17. Lote no ponto de venda

É a quantidade de produto pré-medido, em condição de comercialização.

18. Rotulagem

É toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que seja escrita, impressa, estampada, gravada, em relevo ou colada sobre a embalagem.

19. Glaciamento

Imersão do pescado em água refrigerada para formação de uma película protetora de gelo, com a finalidade de evitar a desidratação e a oxidação do produto durante o período de estocagem e transporte.

20. Vista principal da embalagem

Área visível em condições usuais de exposição onde estão escritas em sua forma mais relevante a denominação de venda, a marca e/ou logotipo se houver.

Referências e sites de consulta

www.inmetro.gov.br

VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia – Versão 2012

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?