Verificação X Calibração X Ajuste

Publicado em 17 de Março de 2016

Ao chamar um técnico para fazer a manutenção na sua balança, qual a principal solicitação a fazer? Ele vai ao seu estabelecimento fazer uma verificação, uma calibração ou um ajuste?

 

Esses termos muitas vezes são confundidos e até usados como se fossem iguais, mas são diferentes.

Para verificar se o equipamento está pesando corretamente coloca-se um peso-padrão em seu prato/plataforma e observa visualmente o valor mostrado em seu visor. Essa verificação pode ser feita pelo proprietário ou operador, com o uso de pesos-padrão devidamente ajustados, para que uma possível diferença entre o valor mostrado e o peso real seja detectada o quanto antes.

Calibração compreende uma Verificação mais detalhada, onde as informações do peso aplicado, dos valores observados e, normalmente, os erros encontrados e incertezas são registrados em um Certificado.

Antigamente era usual citar a Verificação e a Calibração como “Aferição”, mas a terminologia “Aferição” foi abolida pelo VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia.

Se constatado erro na leitura em uma Verificação ou Calibração, é preciso verificar as causas, executar uma manutenção e fazer o Ajuste desse valor, para que o equipamento mostre o peso exato do que realmente está sobre a balança.

Para esse Ajuste é necessário chamar um técnico credenciado pelo Inmetro. Somente um profissional autorizado poderá fazer a manutenção, para que tenha validade legal.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?