Como resolver problemas de pesagem e controle de movimentação

Publicado em 14 de Dezembro de 2017

Qualquer que seja o segmento ou atividade de uma empresa é vital ter um fluxo de materiais que funcione de modo eficiente. Com isso se obtém o controle e o gerenciamento de toda sua operação, com redução de custos, eliminação de desperdícios e aumento de competitividade no mercado.

Sob hipótese alguma uma empresa pode negligenciar as ações de logística que envolvem o fluxo de materiais. Isso significa desde a entrada de matéria prima na unidade fabril, incluindo as etapas de sua transformação até ser entregue (produto) ao cliente. Se em todas essas etapas a pesagem de materiais não for considerada, o risco de prejuízo financeiro é certo.

Para que isso não aconteça, como também a perda de credibilidade da empresa junto ao cliente (no caso da entrega do produto fora do prazo ou não condizente com as especificações, por exemplo), é necessário estar atento ao cumprimento de ações, tais como: o transporte de materiais no seu devido tempo, na quantidade certa e no local adequado, levando em consideração que essa movimentação ter que ser eficiente e com segurança. Também é importante não acumular itens em estoque, tanto quanto não ter o imprevisto da falta de materiais na produção.

Na prática, o conceito de logística moderna define ser imprescindível gerenciar o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações, concomitantemente. Para que ambos fluxos funcionem com sincronismos, a tecnologia é a grande aliada. Por meio de software de gestão logística as tarefas são automatizadas e o fluxo operacional otimizado, com respostas claras e o controle de todo o processo.

Para o perfeito controle do fluxo de materiais, o mercado dispõe da solução MWS (MoveWeigh System) que, inclusive, elimina os problemas de pesagem de materiais nas empresas. Idealizado para informatizar e automatizar processos, o MWS reduz erros e agiliza etapas produtivas, além de garantir o registro de informações para o gerenciamento de estoque, da qualidade e medição de eficiência. O aplicativo também dispõe de interface de comunicação para integração de dados com ERP’s (*), aumentando a confiabilidade no gerenciamento do processo.

O MWS atende todos esses requisitos, pois se trata de um sistema modular, composto de equipamentos com conectividade e softwares. Desta forma, é capaz de coletar dados e obter o controle dos processos nos diversos setores de uma empresa, tais como: recebimento, produção, formulação, embalagem e expedição, entre outros. O resultado final obtido com o MWS é a garantia da rastreabilidade dos materiais, uma vez que controla as movimentações de “Localidade Origem” para “Localidade Destino”, por meio de uma lista (ordem) na qual estão inseridas a quantidade de matéria prima, semiacabados, materiais de embalagem e produtos, entre outros. 

(*) ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?