Dicas para escolher a balança certa para o seu estabelecimento comercial

Publicado em 11 de Abril de 2019

A pesagem é um elemento capaz de garantir ao varejista a expansão de vendas e melhorar a produtividade de seu estabelecimento, por isso é importante adquirir a balança adequada e que atenda suas expectativas.

Escute a narração do artigo:

Hoje, existem no mercado muitos modelos de balanças desenvolvidas para as mais diversas aplicações. Pode-se afirmar que para cada mercadoria a ser pesada há uma balança adequada. Mas, entre tantos tipos, como identificar o equipamento ideal que atenda às suas necessidades?

O varejista deve levar em consideração a funcionalidade e às características da balança a ser adquirida, levando em consideração a eficiência que ela irá proporcionar, evitando, assim, a troca frequente do equipamento ou mesmo gastos com manutenção.

Por isso que na hora da compra é preciso levar em consideração qual é a carga a ser pesada, quais são suas dimensões do produto a ser pesado e sua capacidade máxima, as quais não devem ultrapassar o limite de peso permitido pelo equipamento.

É também necessário avaliar a divisão do equipamento desejado. Por exemplo, se um produto pesa em torno de 224 gramas e o processo exige a precisão correta dessa pesagem, não é recomendado a aquisição de uma balança com divisão de 10 gramas, pois o equipamento irá arredondar a pesagem para 220 gramas.

Para a venda do pão francês, por exemplo, a divisão da balança não pode ser superior à 5 gramas. Já para a venda de refeições por peso (self-service), existem duas possibilidades:

Caso a tara seja igual ou inferior à 200 gramas, a divisão do equipamento não pode ser maior que 2 gramas. Neste caso, se o recipiente de comida (prato) for igual ou inferior à 200 gramas, a divisão do equipamento utilizado não pode ultrapassar 2 gramas.

Caso a tara seja superior à 200 gramas, a divisão do equipamento não pode ser maior que 5 gramas. Neste caso, se o recipiente de comida for superior à 200 gramas, a divisão do equipamento utilizado não pode ultrapassar 5 gramas.

Outra questão importante é que as balanças eletrônicas utilizadas para venda direta precisam ter dois displays, um para a visualização do operador e o outro para o consumidor que consegue ler o peso da mercadoria e o valor a ser pago.

Enfim, essas são algumas dicas importantes que devem ser consideradas na compra de uma balança para obter melhor desempenho e aproveitamento do equipamento, assim como aumento de produtividade e lucratividade para seu negócio.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?