Entenda mais sobre os tipos de balança para pesagem de eixos

Publicado em 10 de Agosto de 2017

Quando desejamos pesar os eixos de um veículo, precisamos saber quais são e como funcionam as balanças que exercem tal função.

Podemos dividi-las em dois tipos: Balanças dinâmicas e estáticas. As dinâmicas são mais utilizadas em rodovias e as estáticas em expedições de produtos para empresas.

As balanças de pesagem dinâmica podem ser portáteis ou fixas. Para pesar um veículo de maneira dinâmica, é preciso que o local de instalação tenha uma pista de concreto com aproximadamente 90m de comprimento. Além disso, a pista de aproximação deve ser construída com nivelamento criterioso e possuir superfície livre de imperfeições. Os veículos devem manter-se alinhados e em velocidade constante limitada a 12 km/h.

As balanças estáticas pesam os eixos, grupos de eixo e o peso bruto total de um veículo. As balanças para caminhão em tamanho grande comportam todo o veículo sobre sua plataforma de pesagem, sua aplicação mais comum é a pesagem de peso bruto total.

Para efetuar a pesagem estática de maneira correta é preciso garantir a horizontalidade dos pontos de apoio dos veículos com o piso nivelado corretamente em relação à balança.

Para entender qual solução se aplica melhor ao seu negócio, entre em contato com a Toledo do Brasil.

Entenda mais sobre carga distribuída e peso correto e porque peso por eixo no veículo é muito importante.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?