Fechar busca

Entenda porque a sua balança precisa estar de acordo com as exigências do Inmetro

Publicado em


  • Indique esse artigo
Entenda porque a sua balança precisa estar de acordo com as exigências do Inmetro

Nunca adquira balanças que não sejam verificadas pelo Inmetro. Além de ser crime, o seu estabelecimento comercial pode sofrer multas altíssimas.

Toda balança com finalidade comercial precisa, necessariamente, ser submetida ao processo de aprovação de modelo pelo Inmetro(Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e, somente após aprovação, está apta à venda e uso no País. É o que estabelece a principal lei sobre pesagem referente à Portaria 236/94.
O Inmetro, por um processo denominado de Delegação de Atribuições, procura aplicar a Metrologia legal (lei) em todo o território nacional. Por esse processo, delega aos órgãos estaduais (IPEM– Instituto de Pesos e Medidas), que dentro da área de seus Estados, executam todos os serviços metrológicos, fiscalizando a fabricação e comercialização de equipamentos de pesagem. Em algumas regiões onde não exista uma unidade do IPEM, cabe ao próprio Inmetro fazer a fiscalização.
Toda balança deve apresentar algumas informações básicas que indicam sua origem e dados importantes para seu funcionamento, como: fabricante, modelo, série, portaria do Inmetro, classe da balança, mês e ano de fabricação, temperatura, carga máxima e carga mínima. Estas informações estão contidas na chapa de identificação da balança, que é obrigatória.
É necessário também que a balança contenha o selo do Inmetro (colado na balança pelo fiscal do órgão), que é a garantia de que passou por verificação inicial, logo após ser fabricada. O selo atesta que a balança está de acordo com a lei.
Além do selo, é aplicado o lacre (também pelo fiscal do Inmetro) para que ninguém mais consiga alterar as características metrológicas da balança.
É importante ficar atento a todos esses detalhes na compra de uma balança. Dessa forma, nunca adquira balanças que não sejam verificadas pelo Inmetro. Caso um fiscal faça uma visita e veja que o equipamento não possui o selo e o lacre, seu estabelecimento comercial pode sofrer multas altíssimas.
Todas as balanças produzidas pela da Toledo do Brasil são certificadas e possuem o selo e lacre do Inmetro, conferindo mais qualidade, confiabilidade e garantia ao consumidor. É preciso ficar de olho na balança para o bem de todos!.

 

Saiba mais sobre o assunto:

Comentários


  • Indique esse artigo