Entenda porque a sua balança precisa estar de acordo com as exigências do Inmetro

Publicado em 09 de Agosto de 2018

Nunca adquira balanças que não sejam verificadas pelo Inmetro. Além de ser crime, o seu estabelecimento comercial pode sofrer multas altíssimas.

Toda balança com finalidade comercial precisa, necessariamente, ser submetida ao processo de aprovação de modelo pelo Inmetro(Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e, somente após aprovação, está apta à venda e uso no País. É o que estabelece a principal lei sobre pesagem referente à Portaria 236/94.
O Inmetro, por um processo denominado de Delegação de Atribuições, procura aplicar a Metrologia legal (lei) em todo o território nacional. Por esse processo, delega aos órgãos estaduais (IPEM– Instituto de Pesos e Medidas), que dentro da área de seus Estados, executam todos os serviços metrológicos, fiscalizando a fabricação e comercialização de equipamentos de pesagem. Em algumas regiões onde não exista uma unidade do IPEM, cabe ao próprio Inmetro fazer a fiscalização.
Toda balança deve apresentar algumas informações básicas que indicam sua origem e dados importantes para seu funcionamento, como: fabricante, modelo, série, portaria do Inmetro, classe da balança, mês e ano de fabricação, temperatura, carga máxima e carga mínima. Estas informações estão contidas na chapa de identificação da balança, que é obrigatória.
É necessário também que a balança contenha o selo do Inmetro (colado na balança pelo fiscal do órgão), que é a garantia de que passou por verificação inicial, logo após ser fabricada. O selo atesta que a balança está de acordo com a lei.
Além do selo, é aplicado o lacre (também pelo fiscal do Inmetro) para que ninguém mais consiga alterar as características metrológicas da balança.
É importante ficar atento a todos esses detalhes na compra de uma balança. Dessa forma, nunca adquira balanças que não sejam verificadas pelo Inmetro. Caso um fiscal faça uma visita e veja que o equipamento não possui o selo e o lacre, seu estabelecimento comercial pode sofrer multas altíssimas.
Todas as balanças produzidas pela da Toledo do Brasil são certificadas e possuem o selo e lacre do Inmetro, conferindo mais qualidade, confiabilidade e garantia ao consumidor. É preciso ficar de olho na balança para o bem de todos!.

 

Saiba mais sobre o assunto:

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?