Ferramentas de gerenciamento de estoque garantem melhor aproveitamento de produtos

Publicado em 25 de Maio de 2016

Um dos problemas de produtos estocados com prazo de validade é a urgência de vender todo o estoque antes de se aproximar da data máxima de consumo. Muitas vezes o lote que é produzido antes acaba no fundo da prateleira e se transforma em prejuízo para o produtor e para o revendedor, ou seja, perda por vencimento.

Alguns critérios para selecionar o lote que será vendido podem ajudar a evitar essa perda. O controle PEPS, como é conhecido, consiste em vender primeiro os produtos que foram produzidos antes, ou seja, o primeiro que entrou no armazém será o primeiro que sair. E o controle PVPS prioriza os produtos que com prazo menor de validade, ou seja, o primeiro que vence será selecionado antes para a venda.

Hoje já existe tecnologia à disposição para resolver esse problema. Com a funcionalidade de entender a necessidade de vender primeiro a produção mais antiga, um software de gerenciamento pode fazer isso parecer fácil. Dessa forma, é possível diminuir o prejuízo com produtos vencidos, já que o sistema entende a urgência de venda e possibilita a verificação desse estoque primeiro ao receber um pedido. Além da vantagem de evitar o vencimento e perda de produtos dentro do estoque, o software proporciona rapidez na localização e separação do produto correto, facilidade de manuseio de produtos com datas de validade curtas, organização e controle no armazenamento.

O produtor pode utilizar para se organizar e o revendedor também para ter tempo de vender e, se for o caso, programar uma promoção quando o prazo de validade se aproxima.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?