O que é e como o fator g influencia sua balança

Publicado em 15 de Setembro de 2016

O peso de um produto é o mesmo em qualquer lugar, correto? Na verdade, não. Isso é explicado pelo chamado fator g.

A Terra exerce uma força sobre os corpos presentes em sua superfície e é como se os atraísse para o seu centro. É a velha conhecida gravidade. No entanto, ela está relacionada com a distância entre os corpos e o centro da Terra. Quanto mais alto se encontra um corpo, mais afastado do centro da Terra e, portanto, menos atraído será.

A força exercida sobre um corpo que está na cidade litorânea de Santos (SP) é diferente da existente em Campos do Jordão, no interior de SP e que está a 1.600 metros de altitude.

Balanças eletrônicas funcionam pelo princípio gravimétrico; ou seja, o número que mostram é em razão da massa sobre ela depositada, que está sujeita à influência da aceleração da gravidade, simbolizada por “g”. Este fator varia de acordo a latitude e altitude de uma localidade. Além disso, quanto maior for a precisão do equipamento, maior é a percepção da influência no resultado. Em outras palavras, quanto mais sensível for o instrumento, mais visível será a influência do fator g na leitura de uma pesagem.

É recomendado verificar se a diferença do fator g entre o local de calibração e a região de uso irá interferir no processo de pesagem. Por exemplo: em Presidente Prudente (SP), a aceleração é de 9,7859678 m/s² e em São Paulo é de 9,7863656 m/s². Para uma massa de 1.000 g, a diferença no peso seria de -0,04 g. Se esse valor influencia no processo no qual a balança será usada é necessário fazer um ajuste no local.

O nosso site apresenta a relação do fator g nas principais regiões do país. No link a seguir você será capaz de simular o erro (para mais ou para menos, devido ao fator g) que seu equipamento apresentará ao ser instalado na sua região.

http://www.toledobrasil.com/fator-g

Entenda mais essa influência da gravidade

Altitude: Com base na lei de Newton, é possível ilustrar a influência da altitude nas balanças por meio da tabela a seguir. Ela  mostra uma espécie de níveis de altura em que os equipamentos, de acordo com sua classe, demonstram sua influência do fator g. Esses “níveis” são chamados de “altura mínima”.

Classe da balança Altura mínima (m)
Classe I 2,5
Classe II 25
Classe III 250
Classe IIII 2500

Ou seja, uma balança com classe especial (classe I), por exemplo, pode demonstrar a influência do fator g a cada 2,5 m de deslocamento de altura. Acima disso, os erros apresentados já superam os permitidos pela portaria 236, então, a balança deve ser ajustada novamente.

Latitude: a influência da latitude na intensidade da gravidade está ligada ao achatamento dos polos da Terra e da força centrífuga. A força centrífuga é produzida pelo movimento de rotação da Terra e atua em sentido contrário à gravidade e por isso, tende a diminuir o seu efeito. O formato da terra é irregular (geoide), sendo achatado nos polos e dilatado no Equador, que é o local onde a força centrífuga possui maior intensidade do que em qualquer outro ponto da Terra e, além disso, se opõe em sua totalidade à ação da gravidade.

A tabela a seguir mostra o erro máximo tolerável por incremento de grau de latitude, de acordo com a OIML.

Classe da balança Grau de latitude Quilômetros
Classe I 0,01° 1 km
Classe II 0,1° 10 km
Classe III 111 km
Classe IIII 10° 1000 km

 

Simplificando: tomando uma balança classe I como exemplo, se ela for deslocada 1 km em sua latitude ela já poderá apresentar um erro maior que o permitido pela portaria 236 e deverá ser ajustada novamente.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?