Saiba como a rede Hiperideal otimizou seus processos operacionais com o uso das etiquetas eletrônicas

Publicado em 17 de Outubro de 2019

As etiquetas eletrônicas trouxeram muitos benefícios para uma das principais redes de supermercados da Bahia, que conseguiu se sobressair tecnologicamente perante seus concorrentes.

A automação comercial no varejo é fundamental para melhorar os processos administrativos e operacionais e é considerada uma questão de sobrevivência do negócio atualmente. Entretanto, é bastante comum que alguns supermercadistas tenham uma certa resistência quando o assunto é tecnologia.

Muitas vezes, quando se pensa em otimização de processos no varejo existem muitas dúvidas de como conduzir uma loja nos tempos de hoje. O Hiperideal, uma das maiores redes de supermercados da Bahia, que busca sempre inovar em suas tecnologias, é um exemplo de sucesso, pois implantou em sua rede de lojas as etiquetas eletrônicas da Pricer, comercializadas e instaladas pela Toledo do Brasil.

Desde o início da parceria com a Toledo do Brasil, a rede Hiperideal conseguiu melhorar bastante suas operações, por se tratar de uma solução robusta, fácil de implementar, de baixa manutenção, e que traz ganho de produtividade.

As etiquetas em papel era um processo que envolvia várias etapas, muito trabalho manual e maior tempo gasto. Com a troca pelas etiquetas eletrônicas, a rede Hiperideal destaca que o processo de precificação foi todo automatizado, ficando livre de falhas humanas, e isso trouxe uma maior confiabilidade para o cliente e até para os próprios órgãos fiscalizadores, como o Procon, porque sabem que dificilmente vão encontrar erros ou falhas nas operações das lojas. Isso, resolveu um problema que existia no passado com a fiscalização, referente a divergência de informação de preço entre a gôndola e o checkout. Hoje, como o processo adotado é sistémico, as atualizações dos preços nas gôndolas acontecem ao mesmo tempo que na frente da loja, ou seja, a informação é precisa.

Há ainda outros ganhos operacionais, além da precificação, segundo a líder supermercadista da Bahia, porque a etiqueta eletrônica registra também o estoque dentro do depósito, a validade da mercadoria, facilitando bastante o trabalho dos repositores, encarregados e dos gerentes das lojas, que antes precisavam fazer diversos relatórios dessas operações. Hoje, com a etiqueta eletrônica tudo ficou muito mais ágil e houve um grande ganho de produtividade, porque é possível fazer a atualização dos preços em poucos minutos.

Por isso, o investimento com etiqueta eletrônica é algo que já faz parte do negócio e já está dentro do projeto da Hiperideal, antes mesmo de inaugurar uma nova loja. Recentemente foi implantado o serviço de geolocalização em uma das lojas da rede, que vem integrado à tecnologia da etiqueta eletrônica, uma vez que utiliza os mesmos recursos e o mesmo sistema. Ou seja, o cliente chega no totem que existe na loja e digita o nome do produto que busca. Em segundos, o sistema faz a localização do produto desejado, indicando o lugar onde se encontra no mapa da loja, ou seja, ganhando-se tempo.

Enfim, são vários os benefícios obtidos pelos estabelecimentos comerciais e por seus clientes com o uso das etiquetas eletrônicas. A rede Hiperideal se sente lisonjeada, junto com a Toledo do Brasil, de ser pioneira nessa tecnologia no Brasil.

Confira o depoimento na íntegra da Renata Pisani, gerente de TI do Hiperideal:

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?