Saiba como funciona uma balança ferroviária dinâmica

Publicado em 10 de Setembro de 2019

A balança ferroviária dinâmica possui alto nível de precisão e não requer obra civil para instalação.

Escute a narração desse artigo no player abaixo:

Para um país com dimensões continentais como o Brasil, que movimenta milhões de toneladas de material pelas ferrovias, há necessidade de uma balança especialmente projetada para pesar as cargas transportadas por trens. Também conhecida como balança ferroviária dinâmica, a Prix Trainweigh oferece elevado índice de precisão, de até ± 0,5% por vagão e ± 0,25% por composição.

Para a construção desta balança, são usados trilhos do mesmo perfil da via férrea. Cada trilho balança é instrumentado com strain gauges, transformando-o em uma célula de carga, com grau de proteção IP69K, o mais alto grau de proteção contra entrada de poeira e água sob pressão. O limite de peso de cada célula é de 30.000 kg por roda ou 60.000 kg por eixo do veículo ferroviário.

De fácil instalação, pois não requer obra civil (fosso ou fundações, entre outras), pode ser colocada em operação rapidamente. É escolhido o local de instalação que atenda aos requisitos de pesagem dinâmica. Uma seção dos trilhos existentes é removida da via férrea e substituída pelos trilhos balança. Em seguida, é feito o reposicionamento dos dormentes e adequação do lastro. A partir deste momento, a balança está apta a ser calibrada com vagões de peso conhecido e velocidades pré-determinadas. Após esta etapa, o equipamento estará liberado para o cliente.

No caso de serem pesados mais de 20 a 30 vagões por dia ou para a pesagem de composições com vagões engatados, pesagem em movimento é mais indicada, pois, tem capacidade para pesar mais de 700 vagões por hora (a 10 km/h, ou seja, 100 vagões em menos de 10 minutos), além disso, testes de campo comprovam que a pesagem estática de vagões engatados apresenta a mesma precisão da pesagem dinâmica.

O Supervisório de Pesagem Ferroviária – SPF – é de desenvolvimento próprio da Toledo do Brasil. Todos os registros de operação, em tempo real, são exibidos para o usuário e armazenados em banco de dados para consultas futuras. Ainda, é possível integração de dados com os sistemas dos clientes.

A balança ferroviária dinâmica pode ser instalada em todos os terminais ferroviários, portos ou mesmo em parques fabris de empresas particulares. Nesses locais, pode-se controlar diversas operações, por exemplo: carregamento e descarregamento de vagões (pesagem de tara e bruto), pesagem antes e após viradores de vagões, pesagem de carros torpedo cheios e vazios, pesagem de locomotivas em empresas fabricantes e pesagem em linhas de pera ou ramais, entre outros. Entre estas acima, destaca-se a operação de carregamento e descarregamento de vagões, como na imagem abaixo:

Conheça a balança ferroviária Prix Trainweigh

Por todas essas características, a Prix Trainweigh é considerada ideal para o mercado ferroviário. Seu sistema como um todo proporciona rendimento de frete, segurança na operação, melhor fluxo operacional nos terminais, graças às aplicações que oferece, como: pesagem de vagões e carros torpedo, pesagem de composições, detecção de sobrecarga em rodas, eixos, trucks e vagões, detecção de desbalanceamento de cargas e determinação da carga tracionada pela locomotiva.

Se comparada a pesagem estática, a pesagem dinâmica (em movimento), é mais ágil e proporciona grande economia de tempo e de recursos humanos. No entanto, a pesagem estática também confere benefícios em muitas outras áreas.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?