Saiba o que é cubagem de carga e qual a sua importância

Publicado em 25 de Outubro de 2018

Entenda como a cubagem influencia diretamente no cálculo do valor do frete.

As empresas que querem se destacar no mercado e alcançar os melhores resultados junto aos seus clientes já reconhecem a logística como um diferencial competitivo.

Essencial para o sucesso do planejamento em logística, a cubagem de carga ganha cada vez mais importância. Mas o que significa cubagem?

De uma forma geral, o conceito de cubagem corresponde ao volume de um objeto qualquer, que é dado pela fórmula comprimento x altura x largura. Entretanto, no universo logístico, o termo cubagem é utilizado para definir a relação entre o peso de uma mercadoria embalada e o espaço ocupado por ela dentro do veículo destinado ao transporte de cargas.

Muitas vezes, ao embarcar uma carga, é preciso lidar com mercadorias que são muito volumosas, mas que possuem peso relativamente mais baixo, o que pode gerar pouco aproveitamento do limite de peso bruto do caminhão.

Em outros casos, o que ocorre é a existência de vários volumes pequenos e pesados, que podem ser facilmente arranjados na carroceria, mas não permitem o aproveitamento total do espaço físico devido ao possível excesso de peso.

Nessas situações, a cubagem permite identificar exatamente qual é a capacidade de carga de cada veículo, tendo em vista suas limitações de peso e volume, equacionando mercadorias volumosas e pesadas e facilitando o gerenciamento das operações de transporte e entrega.

O fato é que a cubagem influencia diretamente para o cálculo do valor do frete. Como são vários fatores que interferem no preço do frete, a cubagem possibilita que esse gerenciamento seja feito da forma mais justa possível, estabelecendo valores com base no peso e no volume das mercadorias em função do espaço por elas ocupado.

Enfim, o processo de cubagem cumpre a função de aproveitar o espaço físico no qual a carga será transportada ao mesmo tempo em que se utiliza toda a capacidade de peso da frota, assumindo, portanto, uma grande importância para a eficiência em logística.

No próximo post, vamos abordar questões como dimensionamento, pesagem e identificação, e como fazer uso da cubagem para calcular o valor do frete utilizando, por exemplo, transporte rodoviário, aéreo e marítimo. Não perca!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?