Toledo do Brasil

Busca de produtos
Boleto XML
Navegue pelas categorias:

Aurora

Aurora implanta solução que garante segurança, agilidade e rastreabilidade ao seu processo

Cooperativa de alimentos ganhou controle na separação de pedidos e acerto nas entregas com solução da Toledo do Brasil




Cliente

Cliente

Formada por 13 cooperativas filiadas, nosso cliente é uma cooperativa central que industrializa as matérias primas de seus associados. Inaugurada em 1969, a empresa começou trabalhando somente com a produção de suínos, mas com a expansão de seus negócios a companhia começou a atuar com itens a base de aves e lácteos também.

Com participação de mercado cada vez mais crescente, a empresa se tornou a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e é referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. Possui 17 unidades distribuídas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina que atuam na industrialização e comercialização de carnes suínas, de aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal.

Problema

Problema

A empresa possui uma grande quantidade de itens produzidos, cerca de cem mil toneladas/mês, que são destinados ao mercado nacional e internacional. Com este volume alto de produção, a cooperativa de alimentos necessitava de uma solução que trouxesse rastreabilidade e informatização para seu processo, “precisávamos de um sistema que nos desse informação e garantia desta informação”, conta o Gerente de Operações da cooperativa.

Paralelamente a isso, a indústria buscava alternativas para um melhor controle de estoque e processos da empresa. Expedição de produtos errados, erros constantes em notas fiscais e ajustes de inventários nos estoques da companhia eram comuns no dia a dia, já que os controles feitos eram manuais, com os operadores fazendo o apontamento de cada item produzido no final dos turnos.

Solução

Solução

Em 2004, a equipe de Projetos da empresa buscou no mercado um fornecedor que pudesse atender as necessidades que a empresa possuía. O Gerente de TI da companhia, relata qual foi um dos diferenciais para que a Toledo do Brasil fosse escolhida, “em um dos concorrentes havia apenas uma pessoa para o desenvolvimento, diferente da Toledo que existia uma equipe de tecnologia para isso. Escolhemos a que melhor atenderia a Aurora”, explica ele.

O software MWS da Toledo do Brasil, automatizou a informação da companhia e foi implantado aos poucos, em algumas unidades menores para piloto. Com os ganhos apresentados, a empresa foi expandindo o projeto e passou a contar com 368 pontos de controle presentes em todas as 17 unidades da empresa. Cada ponto possui equipamentos variados, dependendo da finalidade que ele executará dentro do processo. Balanças, coletores de dados, leitores de códigos de barras, impressores e terminais de pesagem, são alguns dos periféricos que compõem estes pontos.

Ganhos

Ganhos

Os resultados obtidos pela empresa com a instalação do MWS foram extremamente positivos para a companhia. O software instalado no setor de produtos acabados acompanha desde a criação do RG da caixa até sua expedição, fazendo o controle da quantidade de itens na embalagem por faixa de peso, “os operadores colocavam a menos ou a mais, agora colocam certo”, relata o gerente da empresa.

O MWS possibilitou a integração entre todas as fábricas e os centros de distribuição da companhia. O estoque de produtos passou a ser online, em tempo real, de forma que todas as informações como quantidade, lote, peso e validade dos itens, fiquem disponíveis para todos no software, garantindo o controle no processamento e separação dos pedidos. Isto reduziu problemas de separação errada, fraudes e erros nas notas fiscais, “a Toledo nos trouxe acerto e precisão no processo, tudo que sai, chega. Inclusive, a informação chega primeiro que o caminhão”, comenta o Gerente de TI da empresa.

Outros benefícios como redução nos ajustes de inventário no estoque, medição de produtividade no dia a dia, segurança, agilidade, rastreabilidade e controle no processo de produção, foram conquistados com a solução da Toledo do Brasil implantada. Segundo o Gerente de TI, com a ajuda do MWS, a empresa também recuperou uma carga roubada de um caminhão da frota no Paraná. A polícia descobriu que os produtos expostos em um supermercado da região eram roubados através do RG das caixas.

“Nosso principal ganho foi a segurança da informação. O MWS é sistema que te traz confiança”, explica ele. “Tirar a etiqueta impressa na gráfica e o peso padrão das caixas foram nossos grandes ganhos. Para nossa gestão, a geração da informação foi importante também”, comenta.

 

Problema

ProblemaResumo

  • Necessidade de informatização do processo;
  • Falta de informação de confiança;
  • Controle manual de processos e estoque.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Expedição de produtos errados;
  • Erros nas notas fiscais;
Solução

SoluçãoResumo

  • Software MWS para controle e rastreabilidade do processo.
Ganhos

GanhosResumo

  • Segurança, agilidade, rastreabilidade e precisão do processo produtivo;
  • Redução de ajustes de inventário;
  • Segurança da informação;
  • Integração do MWS com ERP da empresa;
  • Medição de produtividade no dia a dia;
  • Expedição correta dos itens;
  • Estoque online, em tempo real;
  • Controle no processamento de pedidos e separação;
  • Controle da produção por faixa de peso.

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

Compartilhe

  • Pin it