Toledo do Brasil

Busca de produtos
Boleto XML
Navegue pelas categorias:

NeoPlastic

NeoPlastic otimiza processo de pesagem e melhora o apontamento dos itens da empresa

Solução da Toledo do Brasil trouxe confiabilidade e rapidez dos dados como principal benefício




Cliente

Cliente

A NeoPlastic é uma fabricante de embalagens plásticas para indústria e varejo e produz também geomembranas, lonas, mantas e filmes agrícolas. Dentre estes produtos, o mais o conhecido é a sacolinha plástica para supermercados. Fundada em 1977, a empresa é 100% nacional e atua em todo o Brasil e na América Latina. Suas 2 fábricas, localizadas na Grande São Paulo, trabalham com produção constante, 7 dias por semana, 24h diárias.

Problema

Problema

Com o passar dos anos no mercado, a NeoPlastic expandiu seus negócios e, junto a isso, precisou modernizar suas operações de produção. O apontamento dos produtos acabados era feito manualmente. Uma equipe de apontadores era responsável de coletar as informações dos operadores e lançar os dados de produção (item, peso, ordem e lote) dentro do ERP da empresa.

Este processo gerava uma série de falhas, dentre elas: o operador lançava dados errados na folha, o apontador lançava esses dados errados no ERP, o que gerava divergências no estoque, transferências erradas de material, alteração de peso, perda de material, entre outros problemas que acabavam gerando uma diferença entre o estoque físico e o contábil, que, em um número elevado, culminava em entregas erradas, clientes insatisfeitos e prejuízos financeiros para a empresa. “O apontador podia não entender a anotação do operador e lançar estes dados errados no sistema”, comenta Alex Almeida, da área de Administração da Produção da empresa.

Solução

Solução

A NeoPlastic sempre utilizou balanças de piso e bancada da Toledo do Brasil, a líder de pesagem no país, para conferência e recebimento. Em 2012, instalou em suas fábricas o software MWS que gerencia os processos de pesagem e etiquetagem na produção da empresa. O MWS é utilizado para emissão de etiquetas e apontamento dos produtos acabados e está integrado ao ERP da fabricante de embalagens.

O software atua nos processos de extrusão, impressão e corte e solda da empresa, sendo que alguns produtos passam por todos estes processos, outros não, mas todos são pesados e etiquetados, independentemente do processo que passa. Para que este acompanhamento seja feito em tempo real, a NeoPlastic possui 50 pontos de controle instalados que pesam pacotes e bobinas, nos quais todo o apontamento é feito por pacote. Cada ponto de controle é constituído por uma balança, um indicador de peso, um impressor e um leitor de código de barras, sendo que a etiqueta só é impressa se o pacote estiver dentro da faixa de peso programada para ele.

Ganhos

Ganhos

Após a solução instalada, o processo de produção da NeoPlastic ficou muito mais eficiente. “Depois que implantamos o sistema da Toledo, a informação no sistema ficou totalmente diferente do que nós tínhamos antes. Realmente é em tempo real. Antes dependia do pessoal para fazer, se faltava alguém não tinha como fazer e atrasava o lançamento dos dados”, confirma Alex. Segundo a empresa, o número de apontamentos cresceu significativamente durante estes anos e hoje chega aos 10.000 apontamentos por dia.

A presença da Toledo também trouxe outros benefícios para a produção da NeoPlastic. O peso dos pacotes é registrado automaticamente no ERP da empresa, o próprio operador já faz o apontamento enquanto embala o material. O leitor de código de barras permitiu o mínimo de digitação possível, eliminando o risco de erros no lançamento dos dados no ERP da NeoPlastic. Além disso, a contagem que antes era feita manualmente e já nos paletes com o material embalado, passou a ser feita por pacote. Com isso, as informações daquele produto estão mais precisas e os dados agora, como peso, item e lote, são validados pelo MWS.

Com a integração do ERP da NeoPlastic ao software MWS da Toledo do Brasil, as informações passaram a ser em tempo real e, somado à confiança dos dados validados pelo MWS, foram os principais ganhos que a empresa obteve com a instalação da solução, segundo Alex, “a confiabilidade e a rapidez da informação que a Toledo trouxe para nós, foram os melhores resultados que tivemos em nossa operação”.

 

Problema

ProblemaResumo

  • Apontamentos manuais errados; 
  • Produtos fora da faixa de peso;
  • Falta de controle no estoque;
  • Perda de material;
  • Demora na coleta e lançamento dos dados.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Entregas erradas;
  • Estoque contábil diferente do real; 
  • Prejuízos financeiros;
  • Atrasos na produção. 
Solução

SoluçãoResumo

  • Software MWS integrado ao ERP para pesagem, emissão de etiqueta e apontamento.
Ganhos

GanhosResumo

  • Confiabilidade e rapidez da informação;
  • Agilidade no processo;
  • Próprio operador já faz o apontamento;
  • Mínimo de digitação possível;
  • Faixa de peso programada;
  • Informação online e integrada ao ERP;
  • Peso, ordem, lote e item validado;
  • Peso e apontamento por pacote;
  • Aumento de apontamentos por dia.

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

Compartilhe

  • Pin it