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APPA

Toledo do Brasil instala automação na administradora do Porto de Paranaguá

Solução atendeu exigência da Receita Federal e trouxe mais confiabilidade para a empresa




Cliente

Cliente

A APPA, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, é a empresa pública que gerencia dois dos principais portos do Brasil, o Porto de Paranaguá e o Porto de Antonina, ambos no estado do Paraná. Com cerca de 500 empregados diretos, a APPA foi criada em 1947 pelo governo Paranaense e fará a gestão dos portos através do Convênio de Delegação nº. 037/2001, que vigorará até 1º janeiro de 2027, com possibilidade de prorrogação.

Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, e possui uma das melhores Infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas nele movimentadas estão: soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos. O porto é utilizado para carga e descarga de produtos e por ele passam cerca de 1500 a 2000 caminhões diariamente, seja para carregar os navios ou receber as cargas direcionadas para cada empresa.

Problema

Problema

Sendo um terminal alfandegado, a APPA possuía em suas portarias de Paranaguá balanças rodoviárias para controle do peso dos caminhões. Porém, devido ao enorme fluxo de veículos foi necessário um novo projeto para modernizar as balanças e padronizar suas plataformas, já que a empresa possuía uma questão de limitação de tipo de caminhão de acordo com o comprimento da balança.

Somada a questão da limitação, a Receita Federal, órgão responsável pela fiscalização dos terminais alfandegados, publicou a Portaria n. 3.518, que exige um sistema de controle com dados e fotos dos veículos que entram nestes terminais. “Além da reforma nas portarias para padronização das balanças, houve a necessidade deste projeto pela Portaria da Receita Federal. Eles exigem um sistema de automação para que não haja interferência humana no processo de pesagem”, explica Ferreira, chefe da Divisão de Operação de Sistemas da APPA.

Solução

Solução

Em 2014, a Toledo do Brasil, líder em pesagem no país, apresentou o projeto de padronizar e automatizar a operação de pesagem no porto. As balanças já existentes no local foram adequadas com plataformas de 30m e nelas foram instaladas sensores, cancelas e semáforos, além do software de gerenciamento Guardian da Toledo do Brasil. Com isso, todo o processo de entrada, pesagem e saída do porto passou a ser automático e com controle à distância, sem precisar de interferência humana na operação. “Todos os caminhões são registrados no sistema da balança, inclusive outros veículos como carros da empresa, ônibus e caminhões de lixo, por exemplo. Cada um deles recebe um tag adesivo para ser colado no para-brisa. Após o serviço concluído no porto, o sistema libera o ticket e a saída do veículo”, comenta Gildson Leal, Chefe do Departamento de Informática na APPA e um dos responsáveis pelo projeto.

O projeto apresentado pela Toledo do Brasil prevê 3 portões com 4 balanças instaladas em cada, totalizando 12 balanças automatizadas no porto. Todas elas possuem plataformas de 30m, capazes de pesar qualquer tipo de caminhão que precise entrar em Paranaguá. Foram instaladas para operação nos dois sentidos, tanto de entrada como de saída, desta forma o motorista do veículo não precisa manobrar ou escolher em qual balança vai fazer sua pesagem.

Em cada balança, a Toledo do Brasil instalou também seu sistema OCR. Este sistema faz a leitura dos caracteres da placa do veículo e do código do container através de uma foto tirada por uma câmera com capacidade de identificar os caracteres e transformá-los em dados numéricos que o Guardian lê e armazena para consulta. A instalação do OCR junto ao Guardian, possibilitou que a APPA tivesse a dupla verificação para entrada os veículos no porto, uma pelo código cadastrado no tag e outra pela identificação da placa do veículo. Caso algum deles não esteja cadastrado no banco de dados do Guardian, o acesso ou saída do veículo não será liberado.

Ganhos

Ganhos

Com essa solução, as duas necessidades que a APPA possuía foram resolvidas. A rapidez no acesso melhorou a rotina do porto e a operação passou a ser é feita em apenas 1 minuto. Além de atender as exigências da Receita Federal, outros resultados como aumento da confiabilidade na pesagem, eliminação de erros no cadastro dos veículos e maior controle e segurança no acesso ao porto foram alcançados com a solução da Toledo do Brasil.

“A APPA busca sempre uma evolução contínua. A solução nos atende muito bem. A veracidade e assertividade dos dados que a Toledo do Brasil nos trouxe foi muito importante para nós”, comenta Ferreira. “O sistema da Toledo do Brasil diminuiu a possibilidade de fraude, como desvios de carga por exemplo. Em caso de necessidade, qualquer intervenção feita manualmente pelo operador deve ser obrigatoriamente justificada”, completa Gildson.

 

Problema

ProblemaResumo

  • Exigência da Receita Federal, conforme Portaria 3.518;
  • Necessidade de modernizar as balanças e padronizar as plataformas;
  • Demora na operação de pesagem;
  • Erros de informações inseridas no sistema.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Motoristas insatisfeitos com demora no processo
  • Multas por não atendimento à Portaria;
  • Acesso de caminhões não autorizados;
  • Custo adicional com retrabalhos de cadastro de carga.
Solução

SoluçãoResumo

  • Balanças rodoviárias automatizadas com software Guardian e sistema OCR da Toledo do Brasil.
Ganhos

GanhosResumo

  • Agilidade e confiabilidade no processo;
  • Padronização das plataformas das balanças;
  • Atendimento à exigência da Receita Federal;
  • Redução do risco de desvios de cargas e troca de tags;
  • Maior controle e segurança no acesso ao terminal;
  • Operação automática do processo de pesagem;
  • Eliminação de erros no cadastro dos veículos/cargas.

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

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