Toledo do Brasil

Busca de produtos
Boleto XML
Navegue pelas categorias:

Varejão da Fartura Supermercados

Varejão da Fartura controla venda de produtos fora da validade com tecnologia da Toledo do Brasil

Supermercado de Brasília automatizou seu processo de pesagem e obteve melhorias em sua operação




Cliente

Cliente

O Varejão da Fartura é uma rede de supermercados localizada dentro de Núcleo Bandeirante, na região de Brasília. Fundada em 1981, a rede conta com duas unidades no Distrito Federal, aberto de domingo a domingo e com aproximadamente 14 mil itens cadastrados.

Um dos sócios da rede, Sergio Andrade, sempre foi atento às novas tecnologias. Em 2011, Sergio estava visitando a feira APAS em São Paulo, a maior do segmento supermercadista, e entrou no estande da Toledo do Brasil para conhecer os novos produtos expostos pela líder de pesagem no país. “Pro meu software do PDV trabalhar bem, eu preciso de uma boa balança. O que adianta ter um software bom, sem bons periféricos?”, comenta Sergio, que naquele ano pensava em fazer uma mudança na estrutura de atendimento de uma de suas lojas.

Problema

Problema

Está mudança se dava pelo fato da expansão de negócios do Varejão da Fartura. No dia a dia de trabalho, o supermercado contava com soluções pouco ou nada automatizadas para atender os seus clientes. O operador de caixa sabia os códigos dos produtos de cabeça e dispunha de apenas uma balança e uma impressora de papel, porém não era possível registrar e contabilizar os itens comercializados na loja. Em meio a este processo bastante manual, era comum as etiquetas saírem erradas, bem como os códigos dos produtos, gerando desperdício de suprimento.

Outro problema crítico é que, trabalhando com alimentos de curta validade, um eventual erro do operador poderia significar a comercialização de um produto fora de sua validade, gerando insatisfação dos clientes e multas dos órgãos fiscalizadores. Diante disso, a principal necessidade do Varejão da Fartura era automatizar e profissionalizar o seu processo, modernizando seu parque de equipamentos, investindo em um novo layout de loja e fazendo com que seus clientes saibam quais itens exatamente estavam comprando.

Solução

Solução

De olho nas novidades do mercado, o Varejão da Fartura procurou a Toledo do Brasil para modernizar seu parque de balanças. Foram instaladas oito balanças de checkout modelo 8300 e cinco balanças Prix 6 Touch nas áreas de atendimento do supermercado. Três Prix 5 Plus e duas balanças de bancada 2098, foram instaladas na área de retaguarda da loja e foram adquiridos também a tabela digital MIT e o software de gestão das balanças MGV 6.

Ganhos

Ganhos

O novo parque de balanças e equipamentos da Toledo do Brasil deixou a operação do Varejão da Fartura muito mais fácil. “O atendimento foi totalmente otimizado”, afirma Sérgio. Os novos equipamentos permitiram o uso do Code 128, tecnologia que faz o controle da validade dos produtos, bastante celebrada no supermercado. “Fazemos sucos naturais, por exemplo, que tem validade de apenas um dia. Se o produto estiver vencido, é bloqueado no caixa. Este é mais um diferencial que a Toledo me trouxe”, constata o sócio.

Para o operador de caixa, a rotina de trabalho ficou mais simples, com a foto do produto cadastrado já aparecendo no teclado da Prix 6 Touch, que é maior e oferece a possibilidade de busca. Sendo assim, o operador não precisa mais decorar todos os códigos, como ocorria anteriormente no Varejão da Fartura.

Além disso, as soluções da Toledo do Brasil representaram um aumento na receita da rede, pois passou-se a utilizar as mídias disponíveis na MIT e nas balanças como espaço para anúncios, conforme explica Ronaldo da Silva, Gestor da área de Tecnologia da Informação: “Fizemos parcerias com fornecedores para os espaços de mídia. Uma balança se paga por ano com o retorno que as vendas de mídia trazem”.

A comunicação das balanças via rede wireless e a possibilidade de leitura de qualquer lado do produto nas balanças de checkout, também foram pontos destacados pelos profissionais do supermercado. Para Ronaldo, os benefícios foram imensos, “a Toledo atendeu 100% das necessidades da loja”, afirma.

 

Problema

ProblemaResumo

  • Necessidade de automatizar o processo de atendimento e venda do supermercado;
  • Balança existente não registrava e nem contabilizava os itens comercializados na loja;
  • Impressão de etiquetas com códigos errados;
  • Controle manual de validade dos produtos.
Implicações

ImplicaçõesResumo

  • Queda na qualidade do atendimento aos clientes;
  • Prejuízos financeiros;
  • Desperdício de suprimentos;
  • Comercialização de produtos fora da validade;
  • Multa dos órgãos fiscalizadores.
Solução

SoluçãoResumo

  • Balança para checkout 8300, Prix 6 Touch, Prix 5 Plus, 2098, MIT e MGV 6.
Ganhos

GanhosResumo

  • Aumento da receita com a venda de espaços para mídia;
  • Code 128 (Gestão da validade dos produtos);
  • Teclado da balança maior e como forma de pesquisa;
  • Agilizou o atendimento ao público;
  • Qualquer lado do produto é lido no checkout;
  • Foto do item no teclado da balança facilitou a operação;
  • Interface e teclado das balanças mais amigáveis.

Se você notou alguma semelhança desse caso com as suas necessidades, a Toledo do Brasil pode resolver.
Entre em contato para mais informações.

Compartilhe

  • Pin it