Publicado em Segunda-feira, 02 de Maio de 2016

A atualização é feita diretamente no arquivo e enviada para até 3.000 etiquetas por minuto. Isso possibilita ao estabelecimento fazer promoções relâmpago e atualização de preços sincronizadas entre gôndola e caixa com mais segurança para o cliente e para o lojista.Toda vez que o preço na gôndola é diferente do preço do caixa, o cliente fica com a sensação de que está sendo enganado e o varejista sai no prejuízo, tanto financeiramente quanto na confiança de sua marca.

Nos hipermercados, supermercados, mercados existe a possibilidade de haver divergência entre os preços da prateleira e do caixa e, geralmente, o valor na saída é maior que o anunciado (chegando, em alguns casos, até o dobro do valor). Tal divergência pode ocorrer devido a diversos fatores, como por exemplo, uma promoção que havia terminado e ainda não havia sido alterado o preço na prateleira.

A rotina de atualizar as etiquetas é lenta e exige muito tempo dos funcionários. A cada compra e renovação de estoque o valor dos produtos é negociado e pode variar. Isso gera uma nova demanda de impressão e posicionamento dos preços. Nesse intervalo, a defasagem gera prejuízos para quem vende, pois o cliente poderá comprar pelo antigo valor, desistir da compra se o produto estiver sem a etiqueta ou até questionar sua confiança no estabelecimento pela diferença.

Da mesma forma, toda vez que o estabelecimento faz uma promoção o trabalho também aumenta para trocar as etiquetas no momento certo. Se essa substituição não acontece em sincronia com o caixa da loja, o erro pode ser motivo de desconforto e confusão na saída.

Como explica o advogado especialista em Direito do Consumidor Lucas Munhoz Filho, “independentemente do motivo que gerou a divergência entre os preços da prateleira e do caixa, esta prática comercial é tida como abusiva, tanto pelo Procon como pelo Poder Judiciário, uma vez que é expressamente vedada pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CDC (em especial pelos artigos 31 e 35), que dispõe que o fornecedor de produtos deve assegurar informações corretas, claras e precisas sobre os seus preços e, em caso de recusa no cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá exigir o seu cumprimento forçado”.

Para acabar com esse problema, a Toledo do Brasil traz com exclusividade para a Apas 2016 as Etiquetas Eletrônicas da Pricer. Uma linha completa com diversos tamanhos e tecnologia LCD ou E-paper. Sua atualização é feita através de infravermelho, que garante a máxima cobertura de área, sem interferências e com muita rapidez.

A atualização é feita diretamente no arquivo e enviada para até 3.000 etiquetas por minuto. Isso possibilita ao estabelecimento fazer promoções relâmpago e atualização de preços sincronizadas entre gôndola e caixa com mais segurança para o cliente e para o lojista.

Hoje preços divergentes são motivo até de ação judicial, como explica o advogado. “Quando perceber no caixa, o consumidor pode exigir do mercado o pagamento sobre o menor valor do produto. Caso o consumidor tenha efetuado o pagamento sobre o valor maior, poderá formalizar uma reclamação junto ao Procon, como também ajuizar uma ação judicial de indenização por danos materiais (devolução da quantia que foi paga a mais) e danos morais (pelos dissabores experimentados). ”

Além disso, ainda segundo Munhoz, fiscalizações também podem acarretar as outras implicações aos mercados:

“I – Lavratura de Auto de Infração e Imposição de Multa pelo Procon (somente no Estado de São Paulo são impostas mais de mil multas por ano, sendo que seus valores somados ultrapassam os milhões de reais); e

II – Inclusão no ranking de empresas com reclamações perante o Procon. ”

Com mais segurança, o proprietário pode verificar na tela do computador se todas as Etiquetas Eletrônicas foram atualizadas e, se houver algum erro, providenciar a correção com rapidez. Além disso, os funcionários que antes eram destinados à troca das etiquetas podem ser melhor direcionados para outras funções, melhorando a organização da loja e evitando o desperdício de mão de obra treinada.

“O lançamento foi pensado para a Apas, por ser um evento importante para o setor varejista”, explica João Paulo Nogueira, coordenador de marketing do Mercado Comercial da Toledo do Brasil. A empresa também leva seus produtos mais conhecidos no mercado, como a Prix 6 e os Fatiadores de Frios Prix.

Mais notícias

Etiquetas eletrônicas proporcionam nova experiência aos clientes e mais segurança aos lojistas

Confira o hotsite do lançamento!

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Serviço
32ª Apas
De 2 a 4 de maio, das 14h às 22h e 5 de maio, das 13h às 19h
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo
Estande 554 – Rua N11
Pavilhão Verde

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