Publicado em Domingo, 15 de Abril de 2012

Toledo é a primeira do Brasil a ter totem para agendamento de consultas on-line.

Está em vigor desde o ano passado uma lei que determina o prazo máximo de espera para uma consulta. No entanto, o item gera muitas reclamações. Segundo pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 58% dos usuários têm reclamações sobre os planos de saúde. Muitos convênios ainda não se adaptaram à lei e de acordo com levantamento realizado pelo Datafolha, 26% das reclamações estão relacionadas com a demora no atendimento tanto no dia da consulta, quanto para agendar o serviço.

Pensando em tornar o procedimento mais fácil para seus funcionários, a Toledo do Brasil recebeu, na primeira semana de março, um terminal de autoatendimento do plano de saúde da empresa. Como projeto piloto, o totem foi batizado de e-Kiosk e ficará à disposição 24 horas por dia, de domingo a domingo. “Dá mais autonomia para o usuário e gasta menos tempo que marcar pelo telefone”, explica Nedilson de Oliveira, gerente de RH da Toledo.

De acordo com o gerente da diretoria corporativa da Amil, Dr. James Alcantarilla, a empresa foi a primeira no país a receber o terminal. “A Toledo é uma empresa inovadora e aceitou esta nova tecnologia do grupo Amil. O totem de auto agendamento representa outra alternativa para marcar consultas, dispensando o uso de outros meios”, diz.

Com esse sistema, os cerca de 900 colaboradores da matriz da Toledo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, poderão escolher entre as 11 especialidades médicas disponíveis, além do local, data e horário de preferência para atendimento. O processo todo de marcação de consulta leva em média dois minutos e o sistema envia a confirmação via mensagem no celular ou e-mail cadastrado.

O procedimento foi inspirado no modelo de check-in das companhias aéreas nos aeroportos e levou um ano para ficar pronto. Por enquanto, está disponível apenas para marcar consultas, mas já há expectativa de ampliação do serviço on-line para outras funcionalidades.

“Antes eu ligava lá e tinha que esperar a gravação. A atendente dava apenas uma opção por vez de data e horário. Agora eu vejo todas as opções e escolho a melhor”, comemora Daniela Silva de Souza, montadora de célula de carga da Toledo.

Agora, os funcionários têm um motivo a mais para se cuidar e manter a saúde em dia.

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