Publicado em Quinta-feira, 01 de Novembro de 2012

Na primeira semana de novembro, será realizada a 15ª edição da Negócio nos Trilhos, evento voltado para o setor metroferroviário. A Toledo do Brasil, líder em pesagem no país, participa levando uma amostra da tecnologia de pesagem ferroviária no estande G16 da feira e convida todos os visitantes a conferirem seu peso sobre os trilhos.

O transporte por trilhos de trem é muito utilizado para cargas e cresce a cada ano no Brasil. Só em 2011, 453.260 toneladas úteis circularam pelos 28.692 km de malha ferroviária do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Por isso, quem usa esse meio precisa de tecnologia para controlar o fluxo de produtos através da pesagem da carga. 

Para garantir a segurança e diminuir o custo de manutenção, o controle de peso no setor é tão importante quanto em uma rodovia, pois minimiza o risco de acidente e o desgaste das peças. O aproveitamento total da capacidade de carga é necessário, mas o controle por eixo, truques e rodas do vagão também são importantes. 

“Quem transporta tem interesse em pesar para garantir a conservação das linhas e quem utiliza o meio para suas mercadorias quer saber o peso máximo que pode ser transportado para aproveitar toda a capacidade do vagão, além de ter o controle de produção”, explica Samir Macruz, supervisor de engenharia de soluções da Toledo do Brasil.

Na hora de conferir o peso, o processo não pode demorar. A balança TrainWeigh, da Toledo do Brasil, faz a pesagem com o trem a até 10 km/h (pesagem dinâmica), o que garante rapidez e precisão na movimentação de cargas.

Na feira, os visitantes poderão conferir seu peso sobre os trilhos com a TrainWeingh. Isso só será possível graças à sensibilidade dos sensores utilizados nos trilhos, com mesma tecnologia da célula de carga utilizada em outros sistemas de pesagem Toledo.

 

O que está buscando?